Diocese do Algarve

.
.
.

A Diocese do Algarve foi, sucessivamente, sufragânea de Mérida, S. Tiago de Compostela, Braga, Sevilha, Lisboa e, por último, desde 29/09/1540, de Évora. O seu território corresponde ao do antigo Reino do Algarve e, actualmente, ao do Distrito de Faro, com 5071,60 Km2 de superfície e uma população de sensivelmente 400 000 residentes habituais, registando-se uma notável subida na época alta do turismo.

A diocese é uma faixa geográfica no extremo sul de Portugal, correspondendo a 5,7% da área do País. Tem 160 km de comprimento e uma largura variável entre 30 a 40 Km, confinando a Sul e Oeste com o Oceano Atlântico, a Leste com o Rio Guadiana, que faz fronteira com a Espanha, e a Norte com a Diocese de Beja.

É formada três zonas distintas – Serra, Barrocal e Litoral – correspondentes a variantes no povoamento, na paisagem e recursos, e até nas características da cultura e da mentalidade.

O clima é ameno e beneficia da influência mediterrânica, permitindo a produção de algumas espécies características desse clima e um particular afluxo turístico, atraído pelas abundantes praias da sua faixa litoral.

A Diocese está dividida em 3 regiões: Região Pastoral do Barlavento, Região Pastoral do Centro e Região Pastoral do Sotavento.

O nome do Bispo é D. Manuel Neto Quintas.

Links Úteis

Faça a sua inscrição através da Diocese do Algarve

Download App

Give us a call or fill in the form below to start a 30 days free trial.


    Idioma »